Professores

Luís Pereira Calôba

Luiz Pereira Calôba nasceu em 1944 no Rio de Janeiro. É Eng. Eletrônico (UFRJ, 1969), M.Sc.EE (UFRJ, 1970), Dr. Ing. (U.Grenoble I, 1974) e Livre Docente (UFRJ, 1987). Ingressou como docente na UFRJ em 1974, onde atualmente é Professor Titular (Emérito), atuando na COPPE e Escola Politécnica. Na UFRJ foi Vice Diretor da Escola Politécnica, Coordenador da COPPETEC (a empresa de consultoria da COPPE), Coordenador do Programa de Engenharia Elétrica da COPPE, Membro do Conselho de Pesquisas e Ensino para Graduados e do Conselho Universitário. Atuou como consultor ad-hoc para diversas Agências financiadoras (CNPq, CAPES, FAPERJ, FAPESP, FAPERGS, etc.), foi membro do GT e do CA do PADCT de Instrumentação e do CA Multidisciplinar do CNPq. Foi Coordenador (Representante) das Engenharias IV (Elétrica e Biomédica) e membro do Conselho Técnico Científico da CAPES de 1995 a 1999. Foi Coordenador da Área de Engenharia Elétrica e atualmente é Assessor Científico da FAPERJ. Após seu doutoramento atuou inicialmente na área de filtros ativos, onde deixou diversas contribuições teóricas e aplicadas. Em 1988 foi o iniciador e coordenador por dez anos da colaboração entre a UFRJ e o CERN na área de processamento de sinais para física de altas energias, colaboração esta onde atua até hoje e que gerou um grande número de teses e publicações. Atualmente sua área de pesquisa principal é Processamento de Sinais e Aplicações, com interesse especial em Redes Neurais. Com seus cursos iniciados em 1989 foi o (provável) introdutor e um forte divulgador da área de Redes Neurais nas engenharias no Brasil. Têm recebido apoio de diversas Agências para suas pesquisas, tanto individuais quanto em grupo. No CNPq é Pesquisador 1A há mais de 15 anos e coordenou diversos projetos Pronex; na FAPERJ recebeu diversas vezes o grant Cientistas do Nosso Estado e recebeu também apoios da CAPES, da Comunidade Econômica Européia, etc. Já orientou ou co-orientou 18 teses de doutorado e 60 de mestrado e tem cerca de 300 trabalhos completos publicados, dos quais mais da metade em periódicos internacionais. Liderou e desenvolveu projetos e consultorias com diversas empresas e instituições, e.g. Petrobrás, Light e ONS. Foi Presidente do Conselho Nacional de Redes Neurais, CNRN (a primeira organização científica brasileira da área), de 1995 a 1999, e da Sociedade Brasileira de Automática, SBA (a IFAC-NMO do Brasil) de 1999 a 2001. Em 2007 recebeu a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República, em 2011 foi escolhido Honorary Chairman do IEEE - International Symposium on Circuits and Systems (o congresso internacional mais importante da área) e em 2013 foi eleito membro da Academia Nacional de Engenharia . 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3238659802153968

José Manoel de Seixas

Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979), graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos, atuando principalmente nos seguintes temas: inteligência computacional, calorimetria de altas energias, tecnologia sonar, processamento de sinais e instrumentação eletrônica.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1404632471755241

Antônio Carlos Moreirão de Queiroz

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Teoria Geral dos Circuitos Elétricos, atuando principalmente nos seguintes temas: Filtros analógicos Gm-C, filtros a corrente chaveada, filtros em geral, circuitos de múltipla ressonância, programas de de análise e síntese de circuitos em computador, sistemas de coleta de energia usando microgeradores eletrostáticos e história da ciência.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7901653289226815

Ricardo Merched

Ricardo Merched recebeu o grau de Engenheiro Eletrônico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1995; concluiu o Mestrado na COPPE/EE em 1997, e o Doutorado pela Universidade da California, Los Angeles, em 2001. Foi Professor do Dept. de Engenharia Elétrica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2002/1; Atualmente, e Professor Associado do Dept. de Engenharia Eletrônica e da Computação da UFRJ, junto ao Laboratório de Processamento de Sinais (LPS), posição que ocupa desde 2002. Tornou-se professor pleno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da COPPE/UFRJ, em 2003, onde conduz pesquisa de excelência nesta area. Realizou Pós-Doutorado na Universidade da California, Irvine, em 2006-2007. Possui 6 patentes internacionais em algorimos eficientes de processamento de sinais para Sistemas de Comunicações Móveis. Foi revisor e Editor Associado de renomadas revistas de Engenharia Elétrica, incluindo IEEE TRANSACTIONS ON CIRCUITS AND SYSTEMS I, IEEE TRANSACTIONS ON SIGNAL PROCESSING LETTERS, e EURASIP, European Journal on Advances in Signal Processing. Suas áreas de interesse incluem: Processamento de Sinais Digitais, Sistemas Adaptativos, Sistemas de Telecomunicações, Teoria Eletromagnética, Circuitos Elétricos/Eletrônicos. Sistemas de Radar e Aplicações Biomédicas; Reconhecimento de Padrões e aplicações em Perícia Grafotécnica. Técnicas de Filtragem Adaptativa, Redes Complexas e Aprendizado sobre Grafos, Machine Learning, Inteligência computacional, Teoria/Estimação de Processamento de Sinais Estocásticos. Comunicações Móveis, Equalização de Canais, Cancelamento de Ecos/Controle de Ruído. Desenvolvimento de algoritmos e soluções de baixa complexidade computacional para telecomunicações; Imageamento por Radar e aplicações biomédicas. Deteção de tumores da mama.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3124967856521533

Fernando Gil Vianna Resende Junior

Concluiu o curso de engenharia eletrônica no Instituto Militar de Engenharia em 1990. Em 1994 e 1997, respectivamente, obteve os graus de MSc e PhD no Tokyo Insitute of Technology, Japão, ambos em engenharia eletrônica. Desde 1998 trabalha no Departamento de Engenharia Eletrônica e de Computação, Escola Politécnica, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde 2003 também atua no Programa de Engenharia Elétrica da COPPE, UFRJ. Seus interesses científicos são síntese, reconhecimento, e codificação da fala.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4707847252170433

Pesquisadora

Carmen Lucia Lodi Maidantchik

Possui graduação em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Desde 1986, e pesquisadora do Programa de Engenharia Eletrica da COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participa desde 1989 da colaboração internacional entre a UFRJ e o CERN, nas áreas de tecnologias Web, banco de dados, orientação a objetos e bigdata. Responsável pelas tecnologias Glance e FENCE utilizadas em 20 sistemas para os experimentos ATLAS, ALICE e LHCb do CERN.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6756505629900006

Técnico Industrial

Técnico Administrativo